Voltar ao topo
  • Portes gratuitos para toda a Europa

O que é o quilate

Ouro é ouro! Esta é uma afirmação que tem muito que se lhe diga! De facto, ouro, é ouro, mas quando aplicado na joalharia, nem tudo o que parece é e o ouro assume diferentes proporções, ou quilates! Antes de mais, o que é o quilate?

O quilate é é um termo que está relacionado com a medida de pureza do metal e mede-se em percentagem, como por exemplo, uma peça feita de 100% ouro tem 24 quilates, ou 24k, já uma peça com 18 quilates, por exemplo, tem 75% de ouro puro, sendo os restantes 25% constituídos de outros materiais, normalmente mais duros, como o zinco, cobre, prata ou níquel, e que fazem com que a peça fique mais resistente já que o ouro é, por si só, um metal muito maleável. De outra forma, podemos dizer que uma peça de ouro de 18k tem 18 partes de ouro puro e 6 partes de outra liga metálica, completando 24, já uma peça de 14k tem 14 partes de ouro puro e 10 de outra liga. 

 

O que é o quilate

 

Quanto menor for a dureza do material, mais facilmente pode ser danificado. Se o ouro fino ou ouro de 24k fosse usado diretamente no fabrico de uma joia, a mesma acabaria por perder a sua forma ao menor impacto, sendo necessária, por isso mesmo, a adição de um material mais duro ao ouro. 

A variação do ouro nas peças varia muito de país para país. Em Portugal, por exemplo, a combinação utilizada para fundir o ouro e os restantes materiais que compõem a liga é diferente da maioria dos países, apostando no ouro 19.2k, também conhecido como o ouro 800, ou seja 80% de ouro e 20% de outras ligas.

Como apostamos na joalharia portuguesa, na Aureum as nossas peças são de 19.2k o que lhes confere uma qualidade incrível e um valor acrescentado!

Conheça as nossas peças.

 

 

O que é o quilate no ouro

 

 

 

 

 

 

Chat online
Olá, podemos ajudar?
[]