Voltar ao topo
  • Portes gratuitos para toda a Europa

O que é a Filigrana

A filigrana é a arte de trabalhar o ouro e a prata através de delicados fios destes materiais, finamente entrelaçados que acabam por formar peças elaboradas e variados modelos. Esses desenhos intricados são elaborados em peças variadas que apaixonam muitas pessoas.

Existem dois tipos de filigrana: a de aplicação, utilizada para decoração, e a de integração, que constrói o próprio objeto unicamente em filigrana. Os fios são torcidos, batidos e levados ao lume para ficarem moles e finos; de seguida são limpos e ficam prontos para os artesãos.

A palavra filigrana deriva do latim FILUM, que significa fio, e GRANUM, que quer dizer grão. Uma tradução literal leva-nos a concluir que se trata de um fio granulado. Esta definição surge pela aparência granulada que pode apresentar a superfície de algumas peças clássicas, já que os fios de metal se vão envolvendo para serem acomodados na área que se deseja trabalhar. Uma das particularidades desta filigrana advém das ferramentas que os ourives utilizam.

 

brincos em filigrana

 

A filigrana é inteiramente feita à mão e exige dos ourives o mais alto grau de paciência, imaginação e habilidade. Esta arte é uma arte minuciosa e aqueles que a sabem trabalhar desenvolvem um grande gosto em cada trabalho concluído. 

A partir do séc. XVII, esta arte começou a construir um imaginário próprio e moldes muito diferentes. Atualmente, a filigrana portuguesa representa maioritariamente a natureza, a religião e o amor:

– o mar é representado com peixes, conchas, ondas e barcos;

– a natureza é a inspiração das flores, dos trevos e das grinaldas;

– com motivos religiosos, encontramos as cruzes, como a cruz de Malta, e os relicários; mais recentemente, as medalhas com santos, anjos e figuras religiosas;

– o amor, claro, é a inspiração de todos os corações em filigrana.

 

Conheça as nossas sugestões desta arte na nossa loja online!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chat online
Olá, podemos ajudar?
[]